18 de novembro de 2013

Abrindo aqueles conjuntos que nunca mais abrem


Sempre realizei consultorias e suportes para este assunto e não é novidade nenhuma. Todo usuário de Autodesk Inventor já ouviu alguém dizer que tem algum conjunto ou detalhamento que não abre mais.
Mas são poucos que entendem o porque isto ocorre e como salvar o trabalho de muitas horas...
Conforme o trabalho vai sendo executado os arquivos começam a ficar mais completos e assim com a quantidade de elementos alta.

Dependendo do tipo de projeto isto pode ser 500 peças ou ate 100 mil... o caso é que uma hora irá exigir mais capacidade do seu computador.
3 ou 5 minutos as vezes parecem uma eternidade, ainda mais numa reunião importante. E é nestes momentos quando "mais precisamos" é que você ficará put* da cara.

Para diminuir isto foi implantando o novo recurso "Express mode for Large Assemblies" na versão 2014 do Autodesk Inventor. E voilà...

Porém este recurso não é magico, ele não irá resolver seus problemas de links quebrados, falta de referencia de sketches ou planos etc etc.. Então vale sempre lembra-los que não se deve manter modelos ou conjuntos com erros (aquela CRUZ VERMELHA bem no meio da barra do menu) há menos que esteja trabalhando neles. Mas ai você se pergunta: Ta e ai? já sei disso...(talvez não o faça, mas já sei)

Bem, hoje quero comentar algo que talvez ajude a vocês a resolver seus problemas de abertura de conjuntos e detalhamentos que tem como ditos... perdidos, por não abrir mais.(principalmente antigos).

Um dos principais fatores para isto ocorrer é os links quebrados onde o arquivo de modelo não foi encontrado pelo arquivo de conjunto e muito menos impossibilitado de ser atualizado no detalhamento.

Então o que é importante para conseguir abrir um arquivo destes? Um Project exclusivo !
Já postei a tempos um tópico que ajuda a isto: Como definir um bom Project

Além de você ter um (ou vários projects) na sua empresa, ele necessita esta correto para você ter um bom desempenho. Ok, já tenho tudo isto e ainda demora anos para abrir o desenho ...


Então aqui vai a dica de ouro do ano, altere no seu Project a opção Unique Files Name para "NO".
Isto fará que o Inventor não procure no seu project um arquivo que seja compatível com o arquivo perdido.
Se o arquivo não existe no local informado, ele irá solicitar na hora que o você resolva este link. Poupando assim um ótimo tempo na abertura no conjuntos e posteriormente seu detalhamento.

Não esqueça de utilizar o Find Duplicate Files para evitar problemas de revisões nos seus projetos.


* a imagem inicial é apenas uma brincadeira ao tempo de espera para estes arquivos que nunca abrem...

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que acabou de ler? Então deixa seu comentário.

Related Posts with Thumbnails