1 de outubro de 2009

Inventor 2010: projeto de peças plásticas

O novo Inventor traz um novo grupo de ferramentas chamado "Plastic Design", que permitem ao usuário criar features de forma simples muito utilizadas em produtos de plástico como grelhas, torres, abas e sulcos, automaticamente e inteligentes. Isso não só economiza tempo durante o ciclo de design, mas permite ao usuário concentrar-se no projeto, ao invés gerar questões de como criar a geometria. Conheça um pouco sobre as ferramentas abaixo:

Criação de torres com o comando Boss

Grills: este recurso cria de forma simples a “grelhas” (lembra o comando Emboss e o Rib), com um sketch é usado para definir o contorno, ilhas, nervuras e longarinas dentro de uma única operação. Se você está trabalhando sobre uma superfície plana, o sketch é adicionado direto na face, mas quando a construção de uma superfície mais complexa, você poderá também projetá-lo sobre a superfície.

Rests: Este recurso cria uma base na face, adiciona e remove material ao mesmo tempo. Comumente usado para fornecer uma posição de montagem de outros componentes ou um recurso estético, isto normalmente é difícil de ser criado manualmente.

Boss: Se você abrir qualquer componente de moldagem por injecção, você encontrará uma série de torres de plástico. Elas são usadas para prender os componentes internos no local, e os externos na forma de união. O Inventor fornece uma operação de criação de tais características com diversas opções para satisfazer os requisitos funcionais e estéticos. ( Exemplo imagem acima.)

Snap Fit: este recurso cria os famosos encaixes ou engates plásticos, e pode ser difíceis de modelar manualmente, principalmente quando eles precisam fazer a interface com formas complexas. Nele é possivel  criar ambos os recursos. Uma vez que o requisito básico é o posicionamento, o sistema cria uma pré-visualização e permite a adaptação da forma através de marcação ou por arrastar-soltar (3D Grips).

Lip: cria o chamado "lábio" ou borda na junção de duas peças, permitindo criar ambos os lábios com base em um modelo ou desenhos personalizados pelo usuários.

Rule Fillet: este recurso permite aplicar fillets de uma maneira mais pratica.

Conclusão
Pelo pouco que conheço de projeto de peças plásticas e feedbacks de alguns projetistas que tenho recebido, as novas ferramentas ajudam e muito seu projeto e modelagem de produtos plásticos.

Aproveite e veja o vídeo abaixo:

1 comentários:

Thiago Paiola disse...

Grande Cristiano!!

To sempre aqui no seu blog, e a maioria dos seus posts me ajudam pra kacet...

Cara, parabéns pelo Blog! Já é faz tempo o meu "Blog Oficial" do Inventor :)

Aqui o Inventor+Tooling estão perfeitamente bem! Graças a vc.

Lembra de mim? Eu sou aquele cara que te encheu o saco por que a biblioteca de moldes não funionava, hehe!

Abraços cara

Postar um comentário

Gostou do que acabou de ler? Então deixa seu comentário.

Related Posts with Thumbnails