29 de julho de 2008

Renomear multiplos arquivos - via DOS

Este Post é para meu amigo Hugo que fez eu lembrar deste momento num dia habitual de trabalho...
Renomear arquivos sempre é cansativo, e tudo depende de como vai ser feito!
Existem softwares capazes para fazer isso, outras pessoas fazem um script ou um antigo .bat.

Eu propriamente uso um comando do DOS..(mas antes vou contar um fato, sem nomes hehehe)

Numa entrevista de um antigo emprego meu, eu tinha colocado no CV, que sabia DOS, e o entrevistador (dono).. me questionou: "Pra que isso?"
e respondi "- Vai que eu necessito um dia!!"
ele me diz "Acho muito dificil você utilizar isto hoje em dia..." mas parou por ai.. e fui contratado!!
Um belo dia depois numa empresa que nós atendiamos, me deparei com este problema,(pois lembro eu que era pro Vault) e necessitava alterar muitos arquivos juntos. Não preciso dizer que o cliente ficou furioso, por n motivos(tempo, pq não me avisaram antes, etc...)
Mas para salvar a patria lá estava o conhecimento em DOS...

Então meu amigo Hugo utilize o DOS!!!
O Comando é o REN
SINTESE: ren (nome do aquivo existente ) (nome novo)

Vale lembrar que o sinal "?" vale por um caracter qualquer
vale lembrar que o sinal "*" vale por todo o resto

Exemplo:
Arquivos do tipo "3.108.0245-8.ipt"
ren ?.???.????-8.ipt ?-???-????-8.ipt

Resultado: "3-108-0245-8.ipt"

Isto fará que todos os .ipt's com ponto no 2° caracter e no 5° e com final -8 serão transformados em nomes com traço.

Claro que sempre testem em arquivo menores ou tenham um backup, antes de aplicar nos arquivos da empresa.

Espero que ajude.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que acabou de ler? Então deixa seu comentário.

Related Posts with Thumbnails