17 de junho de 2008

Dicas de Utilização - Features e Parts

Dando continuidade as dicas de utilização ... Features e Parts

16. Evite criar features para corrigir outras, ou sobrepor-las. É mais funcional editar as existentes.

17. Não preencha com extrude as furações para removê-las. Delete a furação na árvore de features se necessário.

18. Não faça empilhamentos de extrusões uma no topo da outra para deixar o sólido maior. Edite a extrusão principal para tal.

19. Evite features desnecessárias e trabalhe a geometria. Elas aumentam o tamanho do arquivo, e deixam o programa mais lento, se você reduzir a árvore de features a lentidão irá diminuir, isso é muito importante quando se trabalha com geometrias ou partes complexas. Você ganhará qualidade e tempo, além de estratégia para construção do seu modelo.

20. Não suprima as features e criem outras sobre elas apenas para finalizar o projeto, torne seu modelo limpo, simples e completo.

21. Não deixe features suprimidas ao terminar uma modelagem ou features abaixo da Endpart.

22. Evite criar planos de trabalho, se você pode utilizar os da origem.

23. Na criação de furação concêntrica em outro furo, utilize um Hole com explicit concentric hole, será melhor que criar um sketch para o centro da furação.

24. Re-nomeie suas features se elas são críticas ou de edição comum. Utilize nomes de significativo facil, para agilizar a identificação.

25. Evite utilizar Decals com imagens muito pesadas.

26. Adicione fillets e chanfros, por ultimo. Utilize o mesmo comando para fazer varias raios ao mesmo tempo.

27. Se um grupo de features são todas relativas a um ponto ou a origem ou então em um ângulo impar à origem não plana, criando um set comum de geometria de trabalho (referenciada pela origem) para agir com o ponto da pseudo-origem. Construa as features relativas neste ponto da pseudo-origem.

28. Não utilize o atalho (ctrl+z). Edite as features para fazer modificações no modelo, utilize o 3D grips para modificar o sólido e aumentar a produtividade.

29. Quando possível faça pattern features mais que sketches. Eles são mais fáceis de serem editados e compreendidos. E podem ser melhores usados depois em conjuntos.

30. Para partes simétricas. Desenhe metade do modelo e use a feature de Mirror para criar a outra metade. Com isso é possível criar facilmente e mais rápido do que se você precisasse redesenhar o outro lado espelhado. Em particular é muito eficiente para partes de moldes com certa simetria.

31. Para corrigir um seqüência de erros de features ou quando você necessita editar uma grande sequencia de features em uma peça complexa, faça isso aos poucos, arraste o End Of Part direito abaixo da feature que você quer modificar. Então role progressivamente o EOP para baixo e repare-o como necessitar. É interessante sempre deixar a feature no padrão inicial para que quando outro usuário for utilizá-la não venha a ter dificuldades para editar a tal.

32. Quando for fazer arredondamentos em modelos complexos, deixe desligado a corrente de bordas (chain edge) para reduzir o número de bordas/cantos que você está tentando arredondar. Você tem a possibilidade de formar cantos com arredondamentos côncavos e convexos primeiro e finalizá-los para fazer outras bordas depois.

33. Quando for enviar por e-mail um arquivo Part nativo do Inventor, Role o EOP do browser até o início e salve a parte. É inacreditável, esse método simples faz com que você diminua o tamanho da Part.

34. Crie múltiplas features de uma única, utilize o Share Sketch onde necessário. Os relacionamentos estabelecidos entre a geometria do Sketch dentro de um único Sketch são frequentemente mais eficazes e mais fáceis de se controlar do que os relacionamentos criados entre Features.

35. Evite salvar peças com nomes que não poderão ser lembrados depois, utilize o nome correto ou o código. Assim evita que sejam criadas dezenas de peças com o nome teste.ipt na rede, e depois ninguém sabe onde isto esta sendo usado. Salve em locais destinados para com o conjunto. Ou para com a estrutura da empresa.

Posts de dicas:
Dicas para Sketches
Dicas para Assembly
Dicas para Drawing

Fontes: Autodesk, AUGI, Grupo de Usuarios RS

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que acabou de ler? Então deixa seu comentário.

Related Posts with Thumbnails