13 de dezembro de 2007

Automatizando os Dados

Hoje todas as empresas necessitam de agilidade, querendo a reutilização de peças criadas em varios projetos, que cada desenho guarde consigo todas as informações necessarias para todo o projeto que a utiliza. Fornecendo assim informações as demais areas da empresa, agilizando e muito outros processos. Como podemos utilizar isto no Inventor?

Bem hoje já podemos utilizar as propriedades de cada arquivo para passar informações aos outros. Tecnologia já utilizada em softwares como o proprio Windows, exemplo fazer pesquisas avançadas.Os Gerenciadores de Arquivos(Vault/ProdutcStream) usam e abusam destas propriedades. Chamados "indexadores" criados pelo software, podendo proporcionar a troca de informação.(uma realidade há um bom tempo para muitos)

Utilizando as propriedades dos arquivos nós podemos automatizar preenchimentos de dados em diversões campos.

No Inventor isto não é diferente. Abusando destes campos podemos informar muitos dados diretamente a outros sem a necessidade de reescrevermos no novo arquivo.

No Inventor encontrados através do comando Iproperties dentro de cada arquivo do inventor, apenas sendo necessario o preenchimento deles.
Assim podendo ser utilizandos em legendas, lista de materiais, tabelas ou ate mesmo os exportando para bancos de dados, etc..

Um bom caso é no template de drawing do Inventor, que já vem com alguns campos utilizando esta automatização. Basta a você editar o template para sua empresa.
Entre os campos principais estão o "Part Number", "Author", "Description", "Date Created", entre outros.
Na versão 2008 já é possivel utilizar o campo "Mass" massa da peça ou do conjunto. Caso você não trabalhe ainda com a versão 2008 e/ou gostaria de utilizar outros campos, tais como espessura do sheet metal e dimensões planificadas, peso, escala, tamanho de folha, etc..você pode utilizar o PlugIn chamado "Iproperty Collection".
Com ele você tem isto e alguns a mais, podendo assim adicionar ao seu template.

No proximo post eu explico como utilizar este PlugIn.

2 comentários:

Euller.Monteiro disse...

BOM MEU CARO CRISTIANO, ME CONCEDA A HONRA DE POSTAR A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO.

FOI ÓTIMA A SUA IDÉIA DE UM BLOG SOBRE O INVENTOR..

PARABENS.

ESPERO A AJUDA NÃO SÓ SUA MÁS DOS DEMAIS COLEGAS.

Sds:
EULLER

BLOG do CAD disse...

Parabens Cristiano!

espero poder colaborar contigo.
tb estou nesta de blog
acessa lah ideiacads.blogspot.com

Um abraço,

Rafael

Postar um comentário

Gostou do que acabou de ler? Então deixa seu comentário.

Related Posts with Thumbnails